sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A Cura

Tempos atrás vi um documentário que abordava a física quântica por uma ótica existencialista e de uma forma simples, o que é uma beleza para os leigos (como eu...).
Uma parte que me chamou a atenção foi a em que vários cientistas do mundo todo dizem que as pessoas (a maioria delas) são viciadas em emoções, e esse vício é como o vício causado pelas drogas (não são nossas emoções, afinal, resultados de reações químicas que acontecem no nosso cérebro?). Uma pessoa viciada nos sentimentos causados pela paixão, por exemplo, precisará constantemente sentir aquele friozinho na barriga, aquele nervosismo, aquele desejo. Procurará estar sempre se apaixonando, porque necessita desse sentimento, estará viciada nele (e esse vício não é algo consciente). Do mesmo modo, uma pessoa 'viciada' na tristeza fará de qualquer pequena coisa que aconteça um motivo para se entristecer. Procurará o tempo todo algum motivo qualquer para justificar sua tristeza.

Pode parecer loucura, mas essa teoria faz algum sentido.... os remédios mais vendidos no mundo são os que prometem ''curar'' a tristeza, a ansiedade, o nervosismo(Anti-depressivos, ansiolíticos e barbitúricos em geral) . A cura está em nós(pode ser um chavão dizer isso, mas realmente penso assim), não em comprimidos prescritos por um médico. A única dor que os medicamentos podem fazer passar, é a dor física. Não existe um analgésico para curar o sofrimento causado pela tristeza, pela melancolia. E se isso for verdade, quero me ''viciar'' só em emoções e sentimentos bons, agradáveis e simples.


Lucil Jr.

Um comentário:

Desarranjo Sintético disse...

Hum, muito interessante, acho que pode ter um bom fundo de verdade tudo isso. Realmente existem muitas pessoas viciadas nesse tipo de medicamento, quando na verdade o melhor remédio é a auto-estima, o bom humor, o riso, as coisas simples da vida. E isso de se viciar em paixão é meio complicado, eu acho que esse negócio de paixão nada masi é do que a necessidade de ter o que desejamos, acho que isso vicia, mas não acho que esse sentimento seja inconsciente, pelo menos não acho que seja SEMPRE assim.
Que bom que pudéssemos escolher em quais sentimentos nos viciaríamos, mas isso também não é assim.rsrs.

Abraço.
Fábio.