segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O Velho Safado

Ele não ia com a cara dos beatniks. Ele não gostava de autor nenhum(O único escritor do mundo que valia algo pra ele era o John Fante). Não curtia trabalho também.Nem de pessoas ele gostava.Tudo o que queria era beber, fazer sexo e escrever - e ele fez tudo isso – em excesso.

Seu nome: Charles Bukowski.

Autor de seis romances, alguns contos e mais de trinta livros de poesia (mostrava-se machista, bizarro e insensível em seus contos e romances - que chegam a ser quase pulp fictions: Buk escreveu sempre utilizando uma linguagem simples e direta - tinha um lado romântico e protetor que vinha à tona em seus poemas), foi considerado, irônicamente, um grande escritor da contra-cultura, rótulo que também detestava.
O personagem principal de seus livros sempre é o seu alter-ego: Henry Chinaski. Um cara que subverte o american way of life até as últimas consequências, está sempre duro e bêbado, pega qualquer mulher, topa qualquer aposta e não tem sequer onde morar.
Vários filmes já foram feitos tendo como inspiração sua obra e sua vida. Morreu no dia nove de Março de 1994, de leucemia. Foi um dos últimos escritores ''malditos'' do mundo, juntamente com Allen Ginsberg E William Seward Burroughs. No youtube há vários videos interessantes do homem recitando poemas, dando entrevistas e brigando (!) com sua ''noiva'' num programa de tv ao vivo.

Um escritor sem influências, sem rótulos e sem-vergonha. Mas com muito estilo.
Lucil Jr.

Várias frases famosas sobre álcoollismo, mulheres e a vida surgiram em livros e contos do
velho safado. Talvez a mais famosa seja: Se estou triste, bebo para afogar as mágoas. Se
estou alegre, bebo para comemorar!

3 comentários:

Onda Mix fm disse...

--Abraço e uma semana chapadona!
ahaush putz! po isso q e blog
sincero !!!!..
ae Marley sorte ae leke !
sempre q tenho um tempinho
passo pra galera o link do blog !
(_--

Henrique Hemidio disse...

Faltou citar o Kerouac heim...
Abraço!

"O Autor", disse...

Ou seja: Um escritor único por si só.