domingo, 10 de agosto de 2008

Autopsicografia

Quem dera poeta eu fosse
Ou pelo menos um fingidor
Se eu soubesse fingir faria como Fernando
Pessoa que finge não ter dor

E os que no blog escrevem
Meu caso particular
Fingiria ser poeta
E um texto articular

E assim como brincadeira de roda
Finjo saber brincar
Ainda bem Fernando Pessoa
Não está aqui pra me xingar.


Janaina Takai



Essa é uma paródia do poema Autopsicografia do "purtuguês" Fernando Pessoa. Intelectual e poeta, Fernando Pessoa nasceu e morreu em Lisboa 1888 /1935.

Alvaro Campos é famoso por seus heterônimos. Ah... esse é um dos nomes que Pessoa usava para assinar seus escritos. Os outros eram ou são: Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

Acredite mas não desanime: QUASE TODA A OBRA DO POETA SÓ FOI PUBLICADA DEPOIS QUE ELE MORREU.



Um pouco mais da vida e obra desse poeta Lusitano você encontra nos sites:


http://www.pessoa.art.br/index.php


http://www.pensador.info/autor/Fernando_Pessoa/biografia/





Agora o original:


Autopsicografia



O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.



E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.



E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.



Fernando Pessoa

Um comentário:

Henrique Hemidio disse...

Já que vc comentou o fato de Fernando Pessoa não ter tido muita coisa reconhecida em vida te convido a dar uma olhada no primeiro post do meu blog...
Abraço!