domingo, 10 de agosto de 2008

Sim, O Mundo é um Moinho

Ainda é cedo, amor. É com esta interpelação simples e lírica que começa uma das mais belas canções do repertório popular brasileiro. O Mundo é um Moinho de autoria do Sr. Angenor de Oliveira, imortalizado pelo apelido de Cartola. Se acaso me solicitassem uma breve definição dessa música eu diria: se trata de um hino à melancolia. Entretanto, não se sintetizam sentimentos tão abstratos como os suscitados por O Mundo ao Moinho, se sente e ponto final.

Sendo assim é melhor calar e simplesmente se deixar levar por esse locutor que aconselha de forma carinhosa, embora não deixe de proclamar uma verdade ácida a esta que intuímos ser uma mulher. O que ela fez ou pretende fazer? Por que palavras e definições tão duras acerca da vida? Será que de cada amor só resta realmente o cinismo? Ou estes são apenas argumentos utilizados por um locutor amargurado? Certamente são muitas as perguntas possíveis a respeito dessa poesia de Cartola. Para mim fica uma lição e, sobretudo, uma identificação com este locutor. Como ele eu também acredito que este Mundo-Moinho triturará os sonhos e reduzirá as ilusões a pó, sendo estes mesquinhos ou não...



O mundo é um moinho

Ainda é cedo, amor
mal começaste a conhecer a vida
já anuncias a hora de partida
sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
embora eu saiba que estás resolvida
em cada esquina cai um pouco a tua vida
e em pouco tempo não serás mais o que és

Preste atenção, o mundo é um moinho
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
vai reduzir as ilusões a pó...
Ouça-me bem, amor

Preste atenção, querida
de cada amor tu herdarás só o cinismo
quando notares estás à beira do abismo
abismo que cavaste com teus pés

Jean Carllo

3 comentários:

"O Autor", disse...

O mundo é um moinho, e no meu caso, não sei se isso é uma boa coisa...

rico disse...

Pelo que sei, O mundo é um moinho é um recado do Cartola a sua filha que havia decidido sair de casa.

Albano disse...

gostei deste texto pois me identico ao pensar q minha vida e meu mundo tbm so um moinho!!!!!!