domingo, 10 de agosto de 2008

Depois do Rock

Década de 70 - O boom! do Punk Rock durou de 1977 à 1979. Depois disso, as guitarras rápidas ficaram mais lentas, os vocais gritados se tornaram soturnos e as letras de protesto viraram letras de amor, de dor, de solidão. O punk acabou e o o post-punk começou. A música pop mais uma vez se modificou, evoluiu.

Década de 90 - Li o termo post-rock pela primeira vez num site sobre música dos anos 90, o dyingdays.net. Mais precisamente em seu artigo sobre o Mogwai, banda escocesa e uma das maiores no estilo.

Músicas calcadas na melodia, longas (algumas ultrapassam meia hora de duração), lentas,e, em sua maioria, instrumentais. Uma mistura de vários estilos (punk, heavy metal, folk, ambient, jazz rock, música eletrônica e até música clássica - ou erudita, se preferirem...) que se convencionou chamar de post-rock (pós-rock).

Uma das primeiras bandas de post-rock foi o Slint, que gravou apenas dois cds, mas deixou uma legião de adoradores.

As bandas mais conhecidas são os já citados ''Slint'' e ''Mogwai'', o magnífico ''Sígur Rós'', ''Godspeedyou Black Emperor!'' e o ''Explosions in The Sky''.

É complicado descrever a sonoridade do post-rock, devido à sua complexidade e variedade de estilos e climas. Mas posso tentar: é como embarcar numa viajem pelos sentidos, sensações e sentimentos. É apertar o play e sonhar, imaginar formas vagas, paisagens, cores e cheiros. Uma experiência e tanto.

Ainda falarei de algumas bandas do estilo em posts futuros, mas agora paro por aqui e deixo esse video pra que se interesar em conhecer o som. Como seria maçante ver um video de uma banda tocando uma música instrumental de quase dez minutos, eu resolvi colocar esse curta-metragem singelo e bonito, que tem como música tema a ''Your Hand In Mine'', do Explosions In The Sky. Apreciem a viajem, e até semana que vem.




Lucil Jr.

Nenhum comentário: