domingo, 5 de outubro de 2008

Sobre fantasmas, serrotes e muita inspiração ...

http://neutralmilkhotel.net/nmh5.jpg
( clique na capa para baixar o álbum em mp3)

Neutral Milk Hotel, chamado também de NMH, era Jeff Mangum. Essa banda da gravadora coletiva Elephant 6 gravou dois long plays. Falarei aqui sobre o mais clássico deles, o segundo, In The Aeroplane Over the Sea .

As letras são, em sua maioria, resultados de sonhos recorrentes que Mangum tinha com uma família judia durante a Segunda Grande Guerra. Falam sobre fantasmas, reencarnação, abuso. E claro, são completamente pessoais.

No som, psicodelia, aquele rock indie dos anos 90 e muita experimentação. Algumas partes instrumentais do álbum remetem ao Blonde on Blonde, do Bob Dylan, àquela sinfonia desafinada e dissonante. Os demais músicos são amigos de Mangum e membros da Elephant 6. Numa primeira audição é impossível se familiarizar, devido à quantidade de detalhes. Esse álbum é daqueles que melhoram, revelam algo novo sempre que é ouvido.
Entre as experimentações (dissonancias e efeitos) está um ''instrumento'' que achei interessante. Um serrote. Sim, um serrote desses que está pensando mesmo, que é envergado e tocado com um arco de violino, emitindo sons fantasmagóricos, tremulantes e desafinados.


Music Tapes


O culto ao ''In The Aeroplane...'' foi crescendo ao longo dos anos. Alguns críticos chegam a afirmar que este é o melhor LP dos anos 90 e outros a compar a sua genialidade ao ''Sgt. Peppers...'' !

Não me arrisco a dizer isso, até porque não sou um crítico. Mas, se você tem um mínimo de bom gosto, deveria ouvir essa banda. É mais que ótima e, uma vez que as melodias entrarem na sua cabeça, nunca mais sairão: ''Two headed boy, all floating in glass...''

lucil junior

Nenhum comentário: