quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Céu radical em CRC

Foto: Piloto sobrevoando Carmo do Rio Claro




Quem olha para a pacata cidade de Carmo do Rio Claro, MG, tão calma e tranqüila por essência, não imagina que no céu da cidadezinha rola um dos mais radicais campeonatos. Carmo do Rio Claro foi escolhida para sediar a ultima etapa do Super Race que é a junção do campeonato nacional de vôo livre com o campeonato estadual do Rio de Janeiro e São Paulo.

No último sábado, dia 11 de outubro, as asas deltas começaram a colorir o céu da cidade. Mais de cem pilotos de todo o país estão em Carmo para concorrer ao titulo de campeão brasileiro. A competição está funcionando assim: a partir do meio dia os pilotos largam da rampa natural da serra da Tormenta. Todos levam um GPS que marca a trajetória de cada piloto - eles têm percursos a fazer pelos ares e para assegurar que fizeram tudo direitinho levam o GPS-. As provas de cada dia são decididas na hora da largada e depende das condições de vôo. Quem realiza o percurso em menos tempo pode ganhar a pontuação máxima que chega a 1000 pontos. Mais não é só chegar primeiro e ganhar “milzão”. Como nos disse o coordenador geral do campeonato, Haroldo Castro Neves, são várias as fórmulas matemáticas e os critérios usados para decidir a pontuação como velocidade, pontos de distância e bônus para quem anda na frente.

Carmo do Rio Claro já é conhecida na prática desse tipo de esporte. Asas deltas e paraglider sempre estão sobrevoando nosso ceuzinho. Segundo o coordenador, que já foi apresentado, Haroldo, a serra da Tormenta tem um bom desnível, a região tem muito potencial para o vôo livre, muitas térmicas e a cidade oferece uma infra-estrutura bacana para a prática do esporte. O mais bacana do campeonato é o seguinte. A galera que se der bem nessa última etapa, disputa o campeonato mundial que rola ano que vem na França. É benzinho, o negócio é radical. De Carmo city além de sair o campeão brasileiro de vôo livre sai também à equipe brasileira que vai para França disputar o mundial.

Se você carmelitano olhou para o céu nos últimos dias e viu nele um monte de passarinhos diferentes, se liga, não são pássaros, são asas deltas e os caras estão tentando “bicar” o primeiro lugar do Super Race. Se você, desatento, não tinha percebido uma movimentação diferente pelo céu da cidade, não chore, o campeonato rola até o sabadão dia 18 e você ainda pode morrer de inveja por não estar voando.

Uma notícia ruim. Nenhum dos pilotos parece ter trazido o equipamento que possibilita o vôo de duas pessoas. Não conversei com todos, se alguém aí tiver mais sorte e achar um piloto com esse equipamento, ME AVISA! Estou com muita vontade de dar uma voadinha... Seria estranha essa frase fora do contexto não seria!?

O importante é que a cidade é linda e merece ser palco de muitos outros Super Races e quantos outros campeonatos quiserem trazer para cá.

CuRiOsIdADeS:
*Você sabia que o vôo da asa delta é como o vôo de um urubu? Eles têm o mesmo processo de “funcionamento”, então onde tiver um bando de urubu voando, o local também é legal para as asas deltas. Só não vale considerar o lugar se for em cima de carniças...

*Você sabia que teve gente que já ficou até 12 horas no ar voando com asa delta? É, e eu pensava que o passeio era curto, tipo uns 45 minutos...
_______________________________________

Frase:

" Na asa delta você se sente ali no lugar certo, como se você estivesse assim... No seu próprio mundo que na verdade é dos pássaros. É nossa oportunidadezinha de estar ali, dividindo com eles."

Pedro Rattes, piloto do Rio de Janeiro que está em CRC participando do Super Race e começou a voar faz um ano.


Fera...

Janaina Takai

Um comentário:

Luciana Grilo Ricardino disse...

Da Gávea para a Tormenta!
Saudade destes lugares maravilhosos.