quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Barulhinho Bom

Dois amigos conversando sobre suas descobertas musicais:

- Cara,achei uma banda, chama ''Godspeedyou!Black Emperor'', que é demais!
- É? Não conheço. Qual o estilo?
- É um jazz-avantgarde-post rock-doom-drone-shoegaze-ambient. Muito boa mesmo!
- Legal. Eu também descobri uma banda muito boa, recentemente. Chama Manowar. Conhece?
- Ixe, não conheço essa. Que estilo é?
- É true-heavy-power-speed-epic-metal.
- Ah...não curto esse estilo.


Alamaailman Vasarat : Kosher Kebab Jazz


Hipérboles à parte, é assim que as pessoas conversam sobre música hoje. Pelo menos a grande maioria(é pleonasmo isso?Nunca sei ao certo...). Há milhares e milhares de rótulos e dentro desses rótulos mais milhares de sub-rótulos. E isso nunca acaba. Toda semana inventam algo novo para ''batizar'' uma banda. Alguns rótulos básicos, que serviam apenas para nortear quanto ao som/procedência da banda foram deturpados e viraram moda. Indie, por exemplo, nada mais é do que uma abraviação de independente. Ou seja, bandas sem gravadora, que fazem tudo na base da ideologia punk '77 ''do it yourself''. Mas isso foi deturpado e agora é apenas um rótulo usado para identificar bandinhas e músicos descolados e ''na moda''. Há também o emocore, abreviação de Emotional Hardcore, um sub-rótulo do hardcore usado para definir bandas que tinham uma pegada mais melódica e letras sobre relacionamentos, de cunho pessoal. Algo bem diferente da maioria das bandas de hardcore,que só queriam atacar o ''sistema''. Era apenas uma definição inocente. Agora, chamam essas bandas de Emo e...bem, você com certeza sabe bastante sobre o conceito generalizado de Emo.
The Strokes : Indie Rock

O que quero dizer, citando esses exemplos, é o seguinte: rótulos são desnecessários. Alguns podem até ser úteis, por fazer referência á musicalidade que nasceu numa certa época, num determinado lugar, como o samba,o jazz,o blues e o rock. Mas com tantos rótulos por aí, a impressão que tenho é que a música é só uma mercadoria - ''O que vai hoje? Um progressive power metal ou um Kosher Kebab Jazz?'' - e muitas pessoas deixam de ouvir uma banda ou músico que poderiam gostar, só porque o rótulo não os agrada.

Na minha opinião, há só dois estilos de música; dois rótulos : Música Boa e Música Ruim. E essa definição é completamente particular. Varia de pessoa para pessoa. Simples: há a boa e a ruim. Eu ouço a música boa. O barulhinho bom.


Evergrey : Progressive Power Metal

Lucil Jr.

2 comentários:

Rafael Oliveira Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Oliveira Carvalho disse...

Pior que ta assim mesmo...
falei de uma banda para um amigo e ele disse que estilo e? eu disse ouve para ver se gosta ou nao o estilo nao influincia em nada!!!