segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Deus, Salve as Polaroids!

Os aficcionados por Polaroids em breve ficarão órfãos. A máquina fotográfica instantânea deixou de ser fabricada em 2007, mas é facilmente encontrada à venda em diversos sítios como Mercado Livre e E-Bay . Em 2008 o Site oficial da Polaroid soltou a nota que deixou muitos fãs tristes: a produção de filmes instantâneos também foi cessada. O último lote de filmes tem seu fim certo (a data de validade) : Setembro de 2009. Após isso a Polaroid, como uma foto, será só uma lembrança.
Criada em 1948, com esse conceito inédito de filmes instantâneos, a máquina virou mania. Muitas pessoas não precisavam mais levar seus rolos de filmes 35mm para serem revelados em laboratórios especialidados.
A foto tem características únicas: as cores desbotadas e o foco imperfeito dão um aspecto antigo à imagem. É esse o motivo de, até hoje, a Pola (como é chamada por seus usuários) conquistar novos fãs.
Há sítios, como o save polaroid , que tentam preservar a marca e até fazem abaixo-assinados virtuais para que a empresa volte a fabricar os filmes.
A Polaroid, na tentativa de agradar aos amantes da máquina antiga, teve uma idéia infeliz: criou uma impressora portátil que pode ser acoplada às maquinas digitais. Mesmo tendo a finalidade dos filmes instantâneos, a idéia não vingou. O aspecto peculiar da foto não era o mesmo das clássicas analógicas.
Polaroid de William S. Burroughs (escritor)
tirada por Andy Warhol

Enfim, termino o post com uma belíssima frase comercial bem original: se você ainda não tem uma Polaroid, corra e compre a sua, pois o tempo é curto!
E fico por aqui, olhando para a minha e já imaginando o dia em que ela virará relíquia.
God Save The Polaroids!

Lucil Jr.

Nenhum comentário: