segunda-feira, 11 de maio de 2009

Do 13 ao 20

Na próxima quarta-feira, dia 13 comemora-se o dia da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea. Equivoco meu, perdão. Não há comemoração (se ainda existe é pouca e irrelevante). A referida data conhecida como o dia de libertação dos negros – interpreto tal fato como ironia histórica – nos últimos 10 anos (estimativa fundamentada no meu achismo) perdeu a primazia para o 20 de Novembro. Houve, dessa forma, uma espécie de esvaziamento simbólico, perda de significação acerca da Lei assinada pela graciosa princesa Isabel em detrimento ao Vinte de Novembro, marco da morte de Zumbi e derrocada do Quilombo dos Palmares.

Migração necessária? Creio que sim. A Lei Áurea foi mais benéfica para os possuidores de escravos do que para estes. É preciso lembrar que naquele momento ter escravos era mais caro (ter que alimentar, vestir e oferecer “moradia” mesmo que precariamente é um “rombo no orçamento”) do que contratar trabalhadores “livres”. Assim feita, a Lei é áurea para os grandes fazendeiros que continuaram senhores, embora de mãos imigrantes. Ao negro, há que se generalizar, restou adaptar-se a uma realidade estranha e para a qual estava despreparado. Ao comemorarmos o 20 de Novembro como a dia da Consciência Negra, agregamos a ele novos valores mais afeitos ao movimento negro. É preciso um dia, semana ou mês da Consciência Negra? Fico em dúvidas. Temos um dia da Consciência Branca? Mesmo assim é pertinente lembrarmos do negro como exceção, pois o sistema capitalista (ideológico e econômico) implantado no Brasil tornou-o exceção (não nos esqueçamos, óbvio, de outros elementos sociais que também são marginais ou marginalizados na Pátria amada, salve salve!).

Não explorei, e nem mesmo entrei, em pontos importantes para uma melhor compreensão deste que é um tema tão complexo. São perspectivas que devem e só podem ser iluminadas a partir de um aprofundamento em estudos que apreendem facetas ideológicas e como esta se manifesta. Aos interessados indico Muniz Sodré, com quem, aliás, encerro este post: “Embora o racismo ideológico tenha sido duramente atingido, persiste com força ainda maior o movimento de intolerância e exclusão do outro em representações, pratica se fatos miúdos do quotidiano das classes sociais contemporâneas. O paradigma perdeu a coerência ou a visibilidade enquanto modelo doutrinário, mas ancorou-se no fundo da consciência pequeno-burguesa, difratando-se, como uma espécie de fenômeno social global, no corpo das práticas sociais ultramodernas.”


Jean Carllo

2 comentários:

Lucil Junior disse...

Como responder a esse post, caro Jean?

- Posso dizer que ''tudo é relativo'';

- Dizer que ''ficou legal, gostei!''

- Ou fazer críticas infundadas, calcadas em pré-conceitos, num discurso tendendo à polêmica e com um quê de ''''intelectualismo'''

Mas esse tipo de comentário deixo para os demais.

hahaha :)
----+++

O negro como exceção,em vários aspectos, se tornou, como diz esse techo que você citou do Sodré,
''uma espécie de fenômeno social global'',tão enraizado na consciência de todos que é algo de dificílima reversão.Fazer com que as pessoas repensem o negro é uma tarefa árdua.Mas não creio que seja impossível.
No mais, posso finalizar dizendo que aguardo ansioso pelo seu tcc.
Abraço`.

Jean Carllo disse...

"O negro como exceção,em vários aspectos, se tornou, como diz esse techo que você citou do Sodré,
'uma espécie de fenômeno social global',tão enraizado na consciência de todos que é algo de dificílima reversão.Fazer com que as pessoas repensem o negro é uma tarefa árdua.Mas não creio que seja impossível." Sensatez admirável e rara, Lucil. Em relação ao TCC não espere muito, mas teremos Foucault, Ricouer e Bakhtin. O que sairá dessa "mistureba"? Muita loucura, certamente. hahahaha